quarta-feira, 30 de abril de 2008

Entrevista à PSP

Uma das actividades que o nosso grupo realizou foi uma entrevista ao Sub-Comissário M. Oliveira da Polícia de Segurança Pública. De seguida, encontram-se os aspectos mais interessantes dessa mesma entrevista.
Pergunta: Qual o objectivo da polícia de trânsito?
Resposta: O objectivo da PSP é de tentar evitar a todo o custo que as pessoas deixem de consumir bebidas alcoólicas quando vão a conduzir, de modo a não provocar acidentes.

P: Qual o número de efectivos desta instituição?
R: A PSP é uma instituição que possui 2000 efectivos no Porto e 200 constituem o departamento da polícia de trânsito.

P: São necessários algum perfil e formação para integrar na polícia de trânsito?
R: Sim.

P: Quais os efeitos do álcool na condução?
R: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas perturba a concentração das pessoas prejudicando o seu desempenho na condução, aumentando assim a sinistralidade rodoviária.

P: A condução sob o efeito do álcool é uma causa de acidente comum nas estradas portuguesas?
R: A condução sob efeito do álcool não é uma causa de acidente comum nas estradas portuguesas; apesar de existir bastantes casos, não é o mais frequente.

P: Quais as consequências a que pode estar sujeito quem conduz alcoolizado?
R: Quando um acidente é causado por condução sob o efeito do álcool podem ser várias as consequências. Se os condutores forem apanhados com uma taxa alcoolémia entre os 0.5 e 0.8 g/l, o indivíduo pode estar sujeito a sanções de €250 ou à inibição de conduzir entre 1 mês a 1 ano. Se o condutor tiver uma taxa de alcoolemia entre os 0,8 e 1,2 g/l, este pode estar sujeito a uma multa de €500 e à apreensão de carta dos 2 meses aos 2 anos. Se for igual ou superior a 1,2 g/l é considerado crime, tendo como consequências a pena de prisão até 1 ano ou pena de multa (cada dia de multa corresponde a uma quantia entre 1 e 498,80 euros, que o tribunal fixa em função da situação económica e financeira do condenado e dos seus encargos pessoais) até 120 dias e a proibição de conduzir desde 3 meses até aos 3 anos.
As consequências são bastante gravosas, pois de hoje em dia, várias são as pessoas que necessitam de um carro para trabalhar, e consequentemente, receber o seu ordenado de modo a sobreviver.

P: Acha que as pessoas evitam conduzir sob o efeito do álcool quando conhecem as consequências (multas, apreensão de carta, prisão, etc.) que esse acto pode ter?
R: Sim. De hoje em dia, as pessoas evitam conduzir sob o efeito do álcool, pois as pessoas estão bem informadas, tendo conhecimento do valor elevado das sanções.


P: As pessoas apanhadas a conduzir sob o efeito do álcool sao mais frequentemente homens ou mulheres? Ou não há diferença?
R: As pessoas apanhadas a conduzir sob o efeito do álcool são mais frequentemente homens; contudo, já se encontram bastantes jovens mulheres a conduzir alcoolizadas.


P: Pode recordar-nos o limite da taxa de alcoolémia permitida ?
R: O limite de taxa alcoolémia permitida é 0,5 g/l; os condutores encontrados acima deste valor já são punidos por lei e com mais de 1,20 g/l são detidas.

P: Acha que essa taxa é demasiado elevada? Deveria ser mais baixa?
R: Concordo com a taxa de alcoolemia permitida. Portugal é um país que possui hábitos diferentes, a sua população consome bebidas alcoólicas diariamente pelo que a questão da taxa alcoolémia ser de 0,0 é uma perspectiva bastante exagerada (até nos hábitos alimentares, os portugueses utilizam álcool). Contudo, penso que o poder político deve-se pronunciar sobre esse assunto. A taxa é aceite pela sociedade em geral.

P: Em que locais e alturas é mais frequente apanhar condutores alcoolizados?
R: Nos locais onde são realizadas as operações-stop, junto de bares, pubs e discotecas, é mais frequente apanhar condutores alcoolizados, sendo efectuado por dia 4 a 5 operações-stop de grande nível.
O Verão é a altura mais propícia para este tipo de acontecimento. Contudo, não é só no Verão que se ingere bebidas alcoólicas, no Inverno também se consome.

P: Que medidas acha que o país devia adoptar para prevenir condução sob o efeito do alcool?
R: As medidas implantadas pelo país para prevenir a condução sob efeito do álcool já são suficientes; é necessário é que todas elas sejam cumpridas.
As pessoas poderão beber desde que o façam com regra.

P: Com o passar dos anos a condução sob o efeito do álcool nas estradas portuguesas tem vindo a aumentar, diminuir ou tem-se mantido?
R: Com o passar dos anos, a condução sob o efeito do álcool nas estradas portuguesas tem vindo a diminuir.

P: A polícia de trânsito tem qualquer intervenção nas escolas, de modo a prevenir este tipo de condução ?
R: Apesar da polícia integrar o projecto “escolas seguras” (as escolas carenciadas de meios humanos e materiais passaram a beneficiar da presença social em permanência junto à entrada, a fim de melhorar, substancialmente, as suas condições de segurança), esta não intervém afincadamente nas escolas.
Por vezes, fazemos colóquios e se existirem convites por parte das escolas, a PSP estás receptiva e interessada em fazê-lo.

Sem comentários: