quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mitos e Verdades

  • Mito: O álcool é uma causa do alcoolismo.

Facto: Apesar de um alcoólico ser dependente do álcool, não é este que leva ao alcoolismo. Se isto fosse verdade, todas as pessoas que bebessem seriam alcoólicas, o que não acontece. O que se sabe é que o alcoolismo não pode ser explicado apenas por um único factor, mas pela interacção de elementos genéticos, psicológicos e ambientais.

  • Mito: O vinho é uma bebida leve pois contém menos álcool do que as outras bebidas.

Facto: A quantidade de álcool que uma pessoa ingere depende da quantidade de doses que a mesma toma. Um copo de vinho tinto (aproximadamente 120ml), uma lata de cerveja (aproximadamente 285ml) e uma dose de bebida destilada (aproximadamente 30ml) contém a mesma quantidade de álcool.

  • Mito: Misturar cerveja, vinho e destilados leva a embriaguez mais rapidamente do que só tomar um tipo de bebida alcoólica.

Facto: O nível de álcool no sangue é que determina o nível de sobriedade ou intoxicação alcoólica de um indivíduo. A quantidade de doses que uma determinada pessoa toma é que vai determinar a quantidade de álcool no seu sangue.

  • Mito: Os efeitos do álcool no corpo da mulher são iguais aos efeitos do álcool no corpo do homem.

Facto: De maneira geral a ingestão da mesma quantidade de álcool afecta a mulher mais rapidamente do que o homem. A mulher apresenta menos água no seu organismo do que o homem e o álcool quando misturado com a água do organismo torna-se mais concentrado na mulher.

  • Mito: Os efeitos do álcool no corpo de um idoso são iguais aos efeitos do álcool no corpo de um jovem.

Facto: Os efeitos do álcool no organismo variam com a idade. A perda de reflexos, os problemas com audição e visão e a menor tolerância aos efeitos do álcool levam os idosos a um maior risco de quedas, acidentes rodoviários e outros tipos de acidentes que podem resultar do consumo do álcool. Com a idade, há também uma tendência para o aumento do consumo de medicamentos; estes, em conjunto com o álcool pode trazer graves consequências para a saúde. O consumo excessivo de álcool pode agravar o estado de saúde dos idosos, provocando, por exemplo, hipertensão. Os efeitos do álcool no organismo de um idoso são mais acentuados comparativamente aos jovens do mesmo sexo e peso. Assim, os idosos devem ter cuidado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Sem comentários: